{ "Content-Type': 'application/json", "SecretKey': '482ef483-c5da-4ae5-9cbf-a58ba761269e", "PublicToken': 'Z54S5954ASD542O0ZF3......", "DeviceToken': '73b76b21-1790-4936-ad9d.....", "Authorization': 'Bearer eyJ0eXAiOiJKV1QiLCJhbGciOiJIUzI1NiJ9.e......" }

O QUE É MAQUETE ELETRÔNICA?

A Maquete Eletrônica (ilustração eletrônica) é a construção tridimensional de um objeto utilizando como ferramenta o computador e seus recursos de manipulação de: cor, volume, textura, luz, vista, espaços, entre outros. Com a maquete eletrônica pode-se construir e simular ambientes internos e externos, mobiliários e produtos produzidos em formato virtual.

A principal vantagem da maquete eletrônica é a possibilidade de visualizar de perto cada detalhe do ambiente ou objeto e torná-lo o mais próximo possível da realidade.
Ela nos auxilia a compreender melhor os espaços e as soluções espaciais que estão sendo propostas por arquitetos e engenheiros.

Para a sua elaboração são utilizadas plantas, cortes, fachadas, detalhes e todas as informações necessárias para a execução da obra, pois fazer uma maquete eletrônica é como fazer (de maneira virtual) a obra de arquitetura na escala 1:1. As informações do projeto podem ser passadas na forma de arquivos digitais (geralmente Autocad).

QUAL A FINALIDADE DA MAQUETE ELETRÔNICA?

As imagens obtidas a partir das maquetes eletrônicas são poderosas ferramentas de convencimento e apresentação, podendo ser utilizadas para os seguintes propósitos:
Apresentação do projeto ao cliente.

  • Testes de cores e materiais de acabamento
  • Obtenção de parceiros e investidores
  • Comercialização de empreendimentos
  • Apresentação para concursos e concorrências

QUAIS AS VANTAGENS DE CONTRATAR UMA MAQUETE ELETRÔNICA?

As vantagens são muitas, a começar pelo seu custo, que é baixo se considerarmos o alto investimento que será  realizado pelo cliente. Investimento este que será feito com maior segurança quando ele tem certeza de que como a obra ficará pronta.

Abaixo listamos algumas outras vantagens:

  • Facilidade de compreensão do projeto, às vezes dificultado apenas com plantas, cortes e fachadas.
  • Imagens digitais feitas com o auxílio de computação gráfica, que associam tecnologia, modernidade e profissionalismo ao projeto, empreendimento e profissionais envolvidos.
  • Possibilidade de realização de testes de cores e acabamentos com grande fidelidade, evitando surpresas desagradáveis
  • Trabalho realizado por arquitetos, o que facilita o entendimento e valoriza seu projeto, na escolha de ângulos e iluminação mais favoráveis.
  • Como base para a execução das maquetes, é utilizado o projeto desenvolvido em Autocad, garantindo precisão absoluta nas imagens obtidas
  • Imagens entregues em com alta definição, para utilização em gráficas, impressões e out-doors.

Arquiteto ou um engenheiro? Entenda as diferenças!

Todo mundo sabe que uma obra bem-feita precisa de uma série de requisitos, que vão desde a compra adequada de materiais, passando pela montagem de um cronograma e chegando até a escolha dos profissionais. E, para algumas pessoas, a dúvida entre contratar um arquiteto ou um engenheiro ainda permanece.

Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso escolher, pois esses dois especialistas têm funções complementares e fundamentais. Quer descobrir quais são as principais delas? Então leia atentamente o conteúdo que preparamos sobre esse tema. Confira:

Arquiteto       

O arquiteto é o profissional cuja graduação é, logicamente, em arquitetura e urbanismo. Ele tem uma formação mais humana, que contempla alguns aspectos mais abstratos. Na prática, é ele que dá início aos estudos e ao planejamento da obra de acordo com as expectativas, demandas e necessidades que ouve dos clientes por meio de uma planta.

Nessa planta, estão representadas as melhores alternativas para a ocupação de espaços, além de conceitos ligados ao design de ambientes, ao paisagismo e até a sustentabilidade. O arquiteto também estuda as condições do local, inserindo as melhores escolhas para a ventilação e a iluminação, por exemplo, garantindo mais qualidade de vida.    

Entre suas funções, está em fazer bom uso do espaço disponível no lote, aproveitando e otimizando cada metro quadrado. É também através do seu trabalho do arquiteto que os cômodos como sala, banheiros e cozinha não ficam com tamanhos discrepantes e são construídos em harmonia, melhorando, dessa forma, a funcionalidade da unidade.

Engenheiro

Contratar um arquiteto não afasta a necessidade de contar com os conhecimentos de um engenheiro. É por meio do trabalho desse especialista que algumas das melhores soluções são implementadas e a obra ganha mais segurança, complementando o que já foi criado no projeto arquitetônico.

Esse profissional realiza os cálculos estruturais por meio dos seus conhecimentos avançados disciplinas de geometria, mecânica dos solos, rochas e fundações, hidráulica, elétrica, saneamento, entre outras. Ele também dimensiona e gerencia o projeto e seus prazos, planejando as tarefas e os insumos necessários, bem como a planilha orçamentária e o número de trabalhadores.

Sua formação, como podemos ver, é mais voltada para a área de ciências exatas, incluindo matérias mais ligadas à física e matemática. Desse modo, o engenheiro acaba estando mais habituado a fazer as avaliações necessárias para concretizar o trabalho do arquiteto com total segurança.

Contratar um arquiteto ou um engenheiro?

Depois dessa leitura, fica bem evidente que as atuações desses dois especialistas são inteiramente complementares. Juntos, eles tornam qualquer projeto mais eficiente, seguro e dinâmico, garantindo não apenas um desempenho melhor dos outros profissionais envolvidos, mas também economia e um resultado final perfeito.

Com uma escolha adequada e um planejamento correto, você terá todas as condições de deixar o seu imóvel do jeito que sempre sonhou, sem problemas com atrasos, falhas ou gastos excessivos.


Comprar casa ou construir? Saiba aqui a melhor opção

Ter um imóvel próprio é o sonho da grande maioria dos brasileiros, afinal isso traz muita segurança e tranquilidade para o futuro.

Por conta disso, uma das dúvidas mais comuns no setor é descobrir o que sai mais em conta: comprar casa ou construir? Para responder essa e outras perguntas, preparamos o conteúdo a seguir. Confira e saiba qual é a melhor opção!

Construir casa

Personalização

Construir casa é uma opção extremamente interessante e vem ganhando espaço no mercado pelos mais diversos motivos. Um dos mais notáveis é que essa escolha permite que você deixe seu futuro lar com a sua cara: é o cliente que define a planta do projeto e pode fazê-la do jeito que melhor atenda às suas demandas e necessidades.

É possível personalizar de diversas maneiras: investindo em uma sala maior, fazendo uma cozinha funcional, construindo um canil ou uma garagem para mais carros.

Controle de qualidade

Outra vantagem é que você faz um controle de qualidade maior ao acompanhar a obra. Lidando diretamente com os arquitetos e engenheiros, você escolhe os materiais, modifica o que não gostar e cobra mais os profissionais – garantindo que tudo saia como você idealizou para a sua casa própria.

Redução de gastos

Você também vai gastar muito menos, afinal, é perfeitamente possível planejar a construção de acordo com a sua situação financeira. Se você ficar mais apertado, você pode frear o ritmo. Se sobrou um dinheiro extra no final do mês, por que não adiantar o serviço?

O projeto deve ser realista e dentro de suas possibilidades, com a chance de ter o melhor resultado final com um orçamento que cabe no seu bolso.

Bom investimento

Além de garantir uma moradia personalizada gastando menos, você estará fazendo um excelente investimento! Quando você levanta uma propriedade em um terreno, você agrega valor ao seu patrimônio e fica com a certeza de que poderá negociar tudo por uma quantia consideravelmente maior do que aquela que você aplicou.

Comprar casa

Mais rápido

Comprar casa também tem algumas vantagens! A primeira delas e possivelmente a mais evidente é a rapidez: o imóvel já está pronto! Dessa forma, você precisa apenas ter a quantia necessária, negociar com o proprietário, pagar e esperar a documentação ficar pronta.

Sem obras

Quem compra uma casa pronta, esquece dos problemas estruturais. Você não acompanha o desenvolvimento da casa, não lida com profissionais e não monta o projeto.


Qual o custo de um arquiteto em relação ao valor de um imóvel novo?

Pois bem, você está pensando em construir uma casa ou um imóvel novo? Qual a primeira coisa que se deve fazer? Contratar um arquiteto.

Em grande maioria das pessoas não sabe ao certo quais são os valores cobrados por um arquiteto e qual sua importância, então vamos explicar de maneira simples quais os custos de contratar um arquiteto.

Já adianto que os valores que se cobram podem variar muito de profissional para profissional, e também a complexidade de um projeto. Uma casa tem um valor totalmente diferente de um shopping por exemplo. ( sei que são projetos muito distintos, por isso o exemplo).

Afinal, quanto custa contrata-lo?                 

Existem diversos modos de se calcular os honorários de um arquiteto. Geralmente cada um escolhe um tipo que melhor agrada. Para te dar uma noção o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) fornece algumas tabelas para consulta de valores.

Em resumo o valor cobrado varia de acordo com os critérios do projeto, podendo ser:

  • Região do país
  • Metro quadrado
  • Complexidade do trabalho
  • Hora trabalhada
  • Experiência do arquiteto

Vale lembrar que cada caso é um caso único e os profissionais negociam de forma diferente. Geralmente o valor cobrado pelo arquiteto pode variar entre 5% a 10% do valor total da obra.

Vamos supor uma estimativa de um sobrado com 200 metros quadrados, aqui em São Paulo. O padrão de construção foi:

  • Alicerce: broca e viga baldrame;
  • Estrutura: concreto armado;
  • Alvenaria de vedação: bloco cerâmico;
  • Cobertura: estrutura de madeira e telha cerâmica colonial;
  • Esquadrias: madeira e alumínio;
  • Piso: porcelanato e taco;
  • Parede: azulejo e pintura látex.

A estimativa para a construção desta casa, em agosto de 2016, foi de R$ 348.120,00.

 Com isso, o custo dos honorários com os serviços do arquiteto ficará entre R$ 17.406,00 a R$ 34.812,00.